Ribe do Capibaribe convida crianças e jovens para aprender sobre o ambiente natural do Recife

História em quadrinhos e ferramenta de educação ambiental desenvolvida como parte do projeto Parque Capibaribe, o Ribe será lançado neste sábado (02), no Jardim do Baobá

Uma oportunidade única de vivenciar o rio Capibaribe, ao mesmo tempo em que se brinca e aprende sobre o rio e os animais que nele vivem. Assim será o próximo sábado (02), no Jardim do Baobá, quando será lançado o Ribe do Capibaribe, publicação com histórias em quadrinhos e atividades, tendo como personagem principal uma simpática capivara, o Ribe, que junto com seus amigos, que vivem no principal curso d’água do Recife, se aventuram pela cidade e aprendem sobre os cuidados com a natureza. O projeto partiu da ideia de criar uma ferramenta de educação ambiental, lúdica, que ensinasse crianças e jovens sobre o rio, sua flora e fauna.

O lançamento do Ribe do Capibaribe terá início às 14h, com mediação de leitura, contação de histórias e brincadeiras para envolver crianças e jovens no universo dos personagens. Às 15h, vai rolar a esquete teatral “Uma História de amor”, com a Turma Mangue e Tal, que trata do amor pelo Rio Capibaribe. O roteiro é escrito por Flávia Gomes e dirigida por Pascoal Filizola, que também integra o elenco junto Aldeline Silva. Às 15h30, um bate-papo com o autor e ilustrador do livro, Allan Chaves, que vai contar como se deu o processo de criação do Ribe do Capibaribe. E para encerrar a tarde, as crianças serão convidadas para uma caça ao tesouro dos aventureiros do Capibaribe.

A primeira edição do Ribe do Capibaribe é conduzida pelo Ribe, uma capivara que conta suas experiências e vive aventuras com a sua irmã, Piba; além do Sá, um caranguejo uçá que é o gênio da turma; Tio Biu, um jacaré de papo amarelo que é um poeta cantador; e Gringa; a garça azul que vive se mudando, para lá e para cá, acompanhando o fluxo migratório de sua espécie. A publicação reúne ainda outros personagens, como a lavadeira e o morcego-pescador.

Todos os personagens do livro são inspirados em animais que vivem, de fato, no rio Capibaribe. A motivação para criar o personagem principal, o Ribe, veio do nome do próprio rio Capibaribe, que em tupi significa “rio das capivaras”. Os outros personagens foram criados e agregados a partir das expedições técnicas ao rio – realizadas por uma equipe transdisciplinar formada por biólogos, botânicos, comunicadores, urbanistas, designers e engenheiros responsáveis por pesquisas ambientais do Parque Capibaribe – e da experiência de barqueiros e da população ribeirinha. Este levantamento contribuiu para o desenvolvimento das ilustrações e narrativas da publicação.

Pequenos ou adultos, os leitores que tiverem acesso ao Ribe do Capibaribe também poderão descobrir informações e curiosidades sobre os hábitos de alimentação, reprodução e ocorrência desses bichos. O Ribe do Capibaribe será distribuído gratuitamente na ocasião do lançamento e será disponibilizado online no site do Parque Capibaribe.

A iniciativa, produzida com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), é um produto do Parque Capibaribe, projeto desenvolvido através de um convênio inovador entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades. O projeto visa conectar os espaços públicos de lazer situados ao longo das margens do rio Capibaribe, no Recife.

Método – O Ribe do Capibaribe vai além de uma mera publicação. Pretende estabelecer-se também como método de educação ambiental, divertido, capaz de sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre o Rio Capibaribe, o desenvolvimento da cidade, os bens naturais, a sustentabilidade e a cultura. A primeira fase do projeto Ribe do Capibaribe será experimentado em 12 bibliotecas públicas e comunitárias da Região Metropolitana do Recife, ao longo do primeiro semestre.

A formação dos mediadores de leitura acontecerá entre os dias 04 e 06 de fevereiro, nas bibliotecas do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. A proposta é de que o método possa ser aplicado ao longo do primeiro semestre, de forma experimental, e a partir do retorno dos mediadores de leitura sobre a experiência em cada bairro, pretende-se aperfeiçoar o Ribe e desenvolver a segunda edição da publicação.

Serviço
Lançamento do Ribe do Capibaribe
Quando: Sábado, 02 de fevereiro de 2019
Horário: Das 14h às 18h
Onde: Jardim do Baobá, que fica na R. Madre Loyola, Jaqueira, Recife – PE
Acesso livre
Informações: info@inciti.org | 3037-6689

Programação

A partir das 14h
Mediações de leitura, contação de história e brincadeiras

15h
Turma Mangue e Tal apresenta a esquete teatral “Uma História de amor”

15h30
Bate-papo com Allan Chaves, autor e ilustrador do Ribe do Capibaribe

16h
Caça ao Tesouro dos Aventureiros do Capibaribe