INCITI PROMOVE DEBATE SOBRE MATAS URBANAS DO RECIFE

Convidados de diversos setores irão dialogar sobre os interesses em torno de fragmentos florestais no contexto urbano. Encontro faz parte da série “Provocações Urbanas”.

O INCITI/ UFPE realiza mais um encontro Provocações Urbanas no dia 28 de novembro, às 19h. O tema da vez é “Matas do Recife – Como conciliar interesses?”. No evento, pretende-se refletir e dialogar sobre os interesses em torno das matas urbanas da capital pernambucana. Na ocasião, representantes dos setores de pesquisa, gestão governamental, movimentos sociais e ambientalistas irão apresentar suas perspectivas sobre os fragmentos florestais da cidade. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O INCITI é localizado na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife. O acesso é gratuito.

A abertura do Provocações Urbanas será feita pela jornalista Lenne Ferreira. O debate será mediado pelo biólogo e professor da UFPE, Marccus Alves, com a participação do pesquisador Célio Rocha, vencedor do 29º Prêmio Jovem Cientista com o estudo “Os valores naturais das unidades de conservação do Recife: Mata de Dois Irmãos e da Mata do Engenho Uchôa”; Jô Cavalcanti, coordenadora nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) e codeputada estadual eleita para o mandato coletivo Juntas (PSOL); Maíra Braga, representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA); e Patrícia Caldas, geógrafa e representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.

Como provocação, os convidados serão estimulados a pensar sobre os  diversos interesses que atuam na questão das matas e as possibilidades de convergências  entre eles. Temas como conservação da natureza, habitação, desenvolvimento sustentável, subsistência, cultura e espiritualidade e exploração econômica devem ser abordados.

DIÁLOGOS – Com a proposta de fomentar diálogos sobre temas relativos ao desenvolvimento de cidades sustentáveis, o INCITI realiza uma série de debates “Provocações Urbanas”. Já foram abordados temas como Patrimônio e Arte Urbana – Como preservar sem criminalizar?, Inovações para o Saneamento – Como o Parque Capibaribe para um rio mais limpo? e Inovações para Mobilidade Urbana.

SERVIÇO:
Provocações urbanas: Matas do Recife. Como conciliar interesses?
Quando: 28 de novembro de 2018
Hora: 19h
Onde: INCITI/UFPE – Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife
Acesso gratuito

Mediação: Marccus Alves – Biólogo, professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE.

Debatedores:

  • Célio Rocha – Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, pesquisador vencedor do Prêmio Jovem Cientista, integrante do Laboratório da Paisagem da UFPE – DAU/ UFPE e do INCITI/ UFPE.
  • Patrícia Caldas –  Geógrafa e representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.
  • Jô Cavalcanti – Coordenadora Nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) e codeputada estadual eleita para o mandato coletivo Juntas (PSOL – PE), militante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal (SINTRACI).
  • Maíra Braga – Representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA)