Convidados de diversos setores irão dialogar sobre os interesses em torno de fragmentos florestais no contexto urbano. Encontro faz parte da série “Provocações Urbanas”.
O INCITI/ UFPE realiza mais um encontro Provocações Urbanas no dia 28 de novembro, às 19h. O tema da vez é “Matas do Recife – Como conciliar interesses?”. No evento, pretende-se refletir e dialogar sobre os interesses em torno das matas urbanas da capital pernambucana. Na ocasião, representantes dos setores de pesquisa, gestão governamental, movimentos sociais e ambientalistas irão apresentar suas perspectivas sobre os fragmentos florestais da cidade. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O INCITI é localizado na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife. O acesso é gratuito.
A abertura do Provocações Urbanas será feita pela jornalista Lenne Ferreira. O debate será mediado pelo biólogo e professor da UFPE, Marccus Alves, com a participação do pesquisador Célio Rocha, vencedor do 29º Prêmio Jovem Cientista com o estudo “Os valores naturais das unidades de conservação do Recife: Mata de Dois Irmãos e da Mata do Engenho Uchôa”; Jô Cavalcanti, coordenadora nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) e codeputada estadual eleita para o mandato coletivo Juntas (PSOL); Maíra Braga, representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA); e Patrícia Caldas, geógrafa e representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.
Como provocação, os convidados serão estimulados a pensar sobre os diversos interesses que atuam na questão das matas e as possibilidades de convergências entre eles. Temas como conservação da natureza, habitação, desenvolvimento sustentável, subsistência, cultura e espiritualidade e exploração econômica devem ser abordados.
DIÁLOGOS – Com a proposta de fomentar diálogos sobre temas relativos ao desenvolvimento de cidades sustentáveis, o INCITI realiza uma série de debates “Provocações Urbanas”. Já foram abordados temas como Patrimônio e Arte Urbana – Como preservar sem criminalizar?, Inovações para o Saneamento – Como o Parque Capibaribe para um rio mais limpo? e Inovações para Mobilidade Urbana.
SERVIÇO:
Provocações urbanas: Matas do Recife. Como conciliar interesses?
Quando: 28 de novembro de 2018
Hora: 19h
Onde: INCITI/UFPE – Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife
Acesso gratuito
Mediação: Marccus Alves – Biólogo, professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE.
Debatedores:
- Célio Rocha – Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, pesquisador vencedor do Prêmio Jovem Cientista, integrante do Laboratório da Paisagem da UFPE – DAU/ UFPE e do INCITI/ UFPE.
- Patrícia Caldas – Geógrafa e representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.
- Jô Cavalcanti – Coordenadora Nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) e codeputada estadual eleita para o mandato coletivo Juntas (PSOL – PE), militante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal (SINTRACI).
- Maíra Braga – Representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA)