Lançada Consulta Pública para o edital do programa Cidades Sensitivas

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, lançou nesta terça-feira (15) uma consulta pública para coletar sugestões da sociedade para elaboração do edital do programa Cidades Sensitivas, que irá selecionar 40 ocupações culturais urbanas.

Os interessados poderão contribuir até o dia 24 de janeiro de 2016, por meio da plataforma http://culturadigital.br/cidadesensitiva, onde encontrarão seis itens disponíveis para consulta e contribuições: Objeto, Avaliação e Seleção, Da Comissão de Avaliação e Seleção, Obrigações dos Proponentes Selecionados e Da Contratação. Sobre estes itens, os participantes poderão inserir críticas, observações e sugestões de alteração.

Em uma segunda etapa, a plataforma do Cidades Sensitivas também funcionará como meio de cadastro e cartografia de iniciativas e propostas de ações laboratoriais e práticas de ocupações criativas, para documentação das pesquisas, assim como para publicações de artigos. As pesquisas, ações e documentos gerados ao longo de um ano farão parte de uma publicação, a ser lançada em versão impressa e digital.

Edital – A chamada pública, voltada para pessoas físicas que desenvolvam ou apoiem iniciativas de ocupações culturais em territórios urbanos, será lançada no primeiro semestre de 2016, com um investimento total de R$ 800 mil. As propostas deverão prever atividades nas cidades brasileiras, a serem realizadas durante cinco meses. Cada projeto selecionado receberá R$ 20 mil para o desenvolvimento das ações propostas.

Cidades Sensitivas – O programa Cidades Sensitivas está desenvolvendo uma série de ações direcionadas a fornecer subsídios teóricos e práticos para a discussão do espaço público como lugar de expressão, o reconhecimento de dinâmicas sociais – especialmente as historicamente excluídas, e o debate das cidades enquanto espaço potente para experimentação de políticas públicas. O programa surge como desdobramento do programa piloto LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas, buscando ampliar a pesquisa sobre o envolvimento das pessoas com os espaços urbanos, a partir do uso de tecnologias abertas.

Conferências – Por meio do programa Cidades Sensitivas também serão promovidas três conferências para apresentação de experiências, proposições de ideias e métodos, encontros de plataformas, pesquisadores, redes e iniciativas culturais e urbanas. O primeiro destes foi o Urban Thinkers Campus Recife, realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, com o tema Cidades Inclusivas: Jovens e Tecnologias Abertas no Espaço Urbano. O Urban Thinkers Campus é uma iniciativa da campanha urbana mundial da ONU-Habitat, que reúne contribuições de todo o mundo para o Habitat III – Conferência das Nações Unidas para Habitação e o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em outubro de 2016, em Quito, no Equador. O documento resultante do UTC Recife está recebendo contribuições finais até esta sexta-feira (18), através do site utc.inciti.org.