ÁGUAS: Caminhos para a Sustentabilidade

O Campus de Pensadores Urbanos 2017 foi um ciclo de conferências que integrou a Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat, e teve como tema central Águas: Caminhos para a Sustentabilidade”. As iniciativas visaram engajar os participantes na elaboração de propostas de implementação para seus territórios através de acordos consensuais.

O tema foi escolhido diante da situação das águas no Estado e a urgência em buscar soluções, face aos crescentes impactos devido às mudanças climáticas. A programação tem o intuito de criar um plano de ações que visem a sustentabilidade da água, em diálogo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hídricos do território pernambucano.

INCITI – rede de pesquisadores da UFPE foi responsável pela realização do evento pelo segundo ano. Desta vez, a programação foi integrada à trilha Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC’N’PLAY Festival, que aconteceu em todo o Bairro do Recife. A iniciativa contou com patrocínio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper)/ Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife. O Campus de Pensadores Urbanos contou ainda com diversos apoios e parceiros como Banco Safra, Porto Digital, L.O.U.CO, Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, UPlanet, Marco Zero Conteúdo, Paço do Frevo, Meu Recife e Mollusca Produções.

Em mesas de debate e sessões, a programação abordou estudos e propostas de soluções para o aquecimento global e as marés crescentes, que podem vir a impactar boa parte da costa mundial. Simultaneamente, ocorreram debates sobre as cidades secas, seja pelo rareamento na incidência de chuvas, seja pela falta de infraestrutura para distribuição. A relação entre água e desenvolvimento econômico, o direita à água, as tecnologias de captação e tratamento das águas, o ciclo urbano da águas e os serviços públicos também estiveram em pauta. Os desafios discutidos durante o Campus de Pensadores Urbanos serviram como inspiração para a hackathon, promovida pela Prefeitura do Recife, que desenvolveu soluções para as mudanças climáticas. 

Além das mesas de debate, durante o evento foram lançados o aplicativo AeTrapp (monitoramento comunitário de mosquitos Aedes) e a publicação colaborativa “URTIGA

CHAMADA PÚBLICA – O Campus Pensadores Urbanos abriu espaços para propostas de cidadãos, ativistas, artistas e profissionais de diversas áreas. Por isso, o INCITI estimulou que pessoas, coletivos ou instituições realizassem intervenções urbanas e atividades de reflexão e formação dentro do tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis. As chamadas “Sessões Livres” podiam ser debates, apresentações artísticas, oficinas, workshops, laboratórios e prototipagem urbana, dentro das categorias artes visuais e urbanas, culinária, saúde e bem-estar, esporte e lazer.

A programação detalhada está disponível no site: www.inciti.org/aguas