“A Cidade como Espaço de Aprendizagem” é o tema da Urban Jam

Crianças brincando na rua, em evento do Parque Capibaribe nas Graças - Foto: Manuela Salazar

Crianças brincando na rua, em evento do Parque Capibaribe nas Graças – Foto: Manuela Salazar

Com o tema “A Cidade como Espaço de Aprendizagem”, a primeira Urban Jam acontece no dia 29 de outubro. O encontro pretende discutir formas não escolares de aprendizado que possam construir experiências de convivência em espaços urbanos contemporâneos. A roda de conversa será realizada na sede do INCITI (Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife, ao lado da Sinagoga). O acesso é gratuito. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

O debate contará com o doutor em Sociologia pela UFPE, professor e pesquisador Rui Mesquita e com o mestre de capoeira, brincante de maracatu, músico e dançarino Joab Jó Malungo, e a advogada e ativista do Direito à Cidade Andrea Gorenstein, sob a mediação de Lula Pinto, jornalista, doutor em Sociologia pela UFPE, professor da Unicap e integrante do coletivo Marco Zero Conteúdo. Rui, Joab, Andrea e Lula prometem uma conversa sobre o processo de aprendizado e não-aprendizado, educação e não-educação, desenvolvendo falas sobre mandinga, pensamento e acúmulo de informação.

Urban Jam são encontros para provocações urbanas com a participação de comunicadores, ativistas, gestores, hackers e artistas. A ideia é ‘esquentar’ as pautas do Urban Thinkers Campus Recife, que será realizado 24 a 27 de novembro de 2015, com o objetivo de pensar soluções inovadoras para as cidades.

O UTC Recife é um dos 28 eventos internacionais promovidos pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) como etapa preliminar da Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ser realizada em Quito, no Equador, em 2016. O Campus terá a Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), no Bairro do Recife, como principal local do encontro, que também terá atividades em prédios dos arredores: Oi Kabum, Softex, Paço do Frevo e a sede do INCITI.

O Urban Thinkers Campus Recife será a única edição brasileira e terá o tema Cidades Inclusivas – jovens e tecnologias abertas no espaço urbano. A organização do encontro é do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocinio do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Recife.