Coordenadores: Julien Inechein, UFRN; Bruna Pedrosa – FUNDAJ
Parcerias: Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), INCITI/UFPE, Coletivo Praias do Capibaribe, O Norte, Museu Murilo La Greca, L-AST Atelier San Tabou, Bureau A, coletivo RT, Eu Quero nadar no Capibaribe, IAB/PE, Formi.
_______________________________
Concepção e prototipagem de mobiliários efêmeros em uma das margens do Capibaribe, no bairro do Derby (Recife) com a missão de simular uma praia na beira do rio. O desafio de ocupar um espaço de estacionamento na beira do rio levou os participantes a propor um lugar de encontro convidativo a sentar e conversar com sombra agradável, com um palco para apresentações e um grande tanque de água para simular o que seria nadar no Rio Capibaribe além de uma proposta de iluminação noturna inovadora e lúdica.
O workshop colaborativo trabalhou com diversos materiais trazendo a rede e os tramados como inspiração. Uma ilha flutuante como uma piscina permitiu aproximar da experiência de mergulhar no meio do rio. O espaço criado demonstrou flexibilidade e capacidade de receber novas formas de estar, usar e transformar a cidade. O resultado do laboratório foi a ativação Praia do Derby no dia 02 de janeiro com a presença de aproximadamente mil pessoas que relataram a surpreendente experiência do encontro com as pessoas, com a cidade e com o rio Capibaribe.
Participação: 30 facilitadores internacionais e nacionais e 50 ativadores