WORKSHOP DE DESENHO SUSTENTÁVEL PARA O PARQUE CAPIBARIBE

Coordenadoras: Dr. Paola Sassi e Maria Rita Kessler – Oxford Brookes University
Consultores locais: Circe Monteiro, D.Phil; Flavio Souza, PhD-Brookes; Dr. Edineia Alcantara, MDU/UFPE; Werther Ferraz, Me/MDU/UFPE.
Parcerias: Memorial da Medicina/UFPE

_______________________________

O workshop de desenho sustentável foi baseado em um módulo de pós-graduação da Oxford Brookes University, que faz parte do MSc. Desempenho e Design de Edifícios Sustentáveis. A equipe composta de professores internacionais e locais orientou 20 alunos e atendentes do evento, incluindo a equipe da Secretaria do Meio Ambiente PCR.


OBJETIVO DO WORKSHOP

O workshop aplica o BESQoL (Sustentabilidade do Ambiente Construído e Qualidade de Vida) metodologia de avaliação que é uma ferramenta para profissionais associados com o projeto do ambiente construído para desenvolvimento de soluções sustentáveis  para gerar alta qualidade de vida para todos os membros da comunidade. O objetivo do workshop foi investigar potenciais soluções sustentáveis e de qualidade de vida para as comunidades ao longo do Rio Capibaribe, incluindo áreas que compõe a zona parque.

A metodologia BESQoL é uma abordagem multidisciplinar que inclui três etapas principais e examina cinco categorias relevantes para o desenvolvimento local: 1) o ambiente natural e o capital natural, 2) o ambiente construído, 3) movimento, 4) economia e 5) capital humano e qualidade de vida. As etapas incluíram:

1) Pesquisa do contexto existente e análise de exemplos internacionais de boas práticas de desenvolvimento do ambiente construído que suportam uma alta qualidade de vida sustentável.

2) Avaliação da capacidade existente do ambiente físico combinado com o capital socioeconômico e disponível para todos os membros de uma comunidade.

3) Desenvolvimento de estratégias para novas intervenções ou melhoria das existentes para que o ambiente construído sustentável gere melhoria da qualidade de vida disponíveis para todos os membros da comunidade.


RESULTADOS DA OFICINA

Os quatro grupos de trabalho desenvolveram propostas para três locais diferentes à margem do rio. A pesquisa e as ideias produzidas no workshop contribuíram para o desenvolvimento de propostas para o Projeto Parque Capibaribe e contribuirá para tornar Recife uma cidade sustentável e habitável de todos os seus habitantes.