INCITI promove debate sobre Cidades inteligentes

A relação das cidades com as tecnologias e o impacto dessas soluções inteligentes na vida dos cidadãos serão debatidas na Urban Jam #02, que tem como tema Vigilância, Tecnopolíticas & Territórios. A iniciativa, que integra a programação do Urban Thinkers Campus Recife, inicia às 19h da quinta-feira (05 de novembro), na sede do INCITI/UFPE, que fica na Rua do Bom Jesus, 191, no Bairro do Recife.

Cada vez mais a dimensão tecnopolítica das cidades torna-se central nas práticas sociais. Sendo este, portanto, um tema incontornável no desenvolvimento urbano sustentável no século XXI, o Urban Jam debaterá as relações entre as diferentes práticas tecnopolíticas, sob o prisma dos estudos sobre vigilância, contra-vigilância e anti-vigilância. A partir de uma releitura crítica das chamadas ‘cidades inteligentes’, baseadas em soluções privadas de empresas para o Estado, serão apresentados exemplos de emergência e resistência de diferentes práticas emancipadoras que constituem cotidianamente uma relação territorial com tecnologias livres, abertas e replicáveis.

Para o debate, foram convidados Rodrigo Firmino, um dos membros fundadores da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Izabela Domingues, doutoranda e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE), pesquisadora em publicidade, com ênfase em Consumo, Internet, Vigilância, Controle e Discurso e professora dos cursos de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da AESO – Faculdades Integradas Barros Melo, onde coordena o Grupo de Estudos do Consumo, e Paulo Faltay Filho, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – São Paulo pesquisador de cinema, cibercultura e experimentações estéticas com mídias móveis e suas interações e problematizações com o espaço urbano. O papo será mediado por Adriano Belisário, integrante do programa LabCEUs – Laboratórios de Cidades, projeto do INCITI, coordenador do Pontão de Cultura Digital Arroios e organizador e autor do livro ‘Copyfight – Pirataria e Cultura Livre’.

UTC Recife – O Urban Thinkers Campus Recife é um dos 28 eventos internacionais promovidos pela ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos como etapa preliminar da Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ser realizada em Quito, no Equador, em 2016. O Campus terá a Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), no Bairro do Recife, como principal local do encontro, que também terá atividades em prédios dos arredores: Oi Kabum, Softex, Paço do Frevo e a sede do INCITI.

O Urban Thinkers Campus Recife será a única edição brasileira do ciclo de conferências inernacionais e terá o tema Cidades Inclusivas – jovens e tecnologias abertas no espaço urbano. A organização do encontro é do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocinio do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Recife.

Inscrições para o Urban Thinkers Campus Recife: http://utc.inciti.org.