O Recife irá sediar o encontro internacional Urban Thinkers Campus (UTC Recife), de 24 a 27 de novembro de 2015, com o objetivo de pensar soluções inovadoras para as cidades. O UTC Recife é um dos 28 eventos internacionais promovidos pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) como etapa preliminar da Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ser realizada em Quito, no Equador, em 2016. O evento é aberto a qualquer pessoa interessada nas temáticas – Cultura, Tecnologia e Espaço Urbano – eixos norteadores do UTC Recife. Os interessados em participar e contribuir com as discussões já podem fazer suas inscrições gratuitamente no site http://utc.inciti.org. Também está aberta a chamada para inscrição de voluntários que desejem trabalhar no encontro no endereço http://inciti.org/voluntarios. O Campus terá a Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), no Bairro do Recife, como principal local do encontro, que também terá atividades em prédios dos arredores: Oi Kabum, Softex, Paço do Frevo e a sede do INCITI.
O Urban Thinkers Campus Recife será a única edição brasileira e terá o tema Cidades Inclusivas – jovens e tecnologias abertas no espaço urbano. A organização do encontro é do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocinio do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Recife. O INCITI se propõe a colaborar na construção de conhecimento e soluções para tornar as cidades inclusivas, sustentáveis e felizes, atualmente desenvolve o projeto Parque Capibaribe (em convênio com a Prefeitura do Recife) e LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas (parceria com Ministério da Cultura). O primeiro UTC foi realizado em 2014 em Caserta, na Itália. Este ano, já foram realizados encontros em cidades da Suécia, México, Zimbabwe, Uganda, Colômbia, China, Filipinas, Quenia, Alemanha, Índia e Itália.
Convidados – O UTC Recife receberá convidados nacionais e internacionais com diferentes perfis: acadêmicos, ativistas, gestores públicos, hackers, representantes da sociedade civil organizada, líderes da juventude, indígenas, quilombolas. Entre os convidados já confirmados estão o arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo (Medellín, Colômbia), referência internacional na recuperação de áreas degradadas, um dos responsáveis pelo plano de desenvolvimento urbano de Medellín e atualmente consultor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); o arquiteto, pesquisador, mestre em Design de Políticas Públicas pela Universidade de Harvard Pedro Henrique de Cristo (Rio de Janeiro), fundador e diretor executivo do Instituto Espaço Sitiê na favela do Vidigal; e Geraldine de Bastion (Berlim, Alemanha), consultora em tecnologia da informação e novas mídias para o desenvolvimento com foco na África Subsaariana.
O INCITI acredita na capacidade do cidadão em transformar a própria cidade e por isso já está realizando ações preparatórias para o UTC Recife, como os workshops “Urban Labs” e as rodas de conversas “Urban Jam”.
Urban Labs – O workshop Paisagem Urgente acontece de 03 a 14 de novembro, das 15h às 19h, na sede do INCITI (Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife). O objetivo será projetar e executar uma intervenção efêmera na paisagem urbana que coloque em evidência os problemas de inclusão na cidade contemporânea e apontem possíveis soluções por meio da arquitetura da paisagem. Estão disponíveis 40 vagas. Para se candidatar a uma das vagas, basta preencher o formulário de inscrições http://bit.ly/1k5vBPf. Os interessados podem tirar dúvidas pelo email paisagemworkshop@gmail.com e (81) 99686-1188.
O INCITI promoveu o Workshop Internacional Urban Labs, de 13 a 17 de outubro, destinado a criação de mobiliário urbano para espaços públicos. O workshop foi ministrado por dois pesquisadores do INCITI e integrantes do coletivo VAaSTU, André Moraes Almeida e Amanda Florêncio, dois franceses, o do coletivo francês Bruit Du Frigo, Yvan Detraz, e Camille Uri, membro da Agência de Urbanismo da Cidade de Bordeaux (A’URBA) e três integrantes do coletivo paulista A Batata Precisa de Você, Laura Sobral, Leonardo Armellin e Reni Lima. O workshop foi realizado pelo INCITI em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e o Consulado Geral da França no Recife, apoio da AESO – Faculdades Integradas Barros Melo.
Urban Jam – Urban Jam são encontros para provocações urbanas com a participação de comunicadores, ativistas, gestores, hackers e artistas. A ideia é ‘esquentar’ as pautas do UTC na cidade. Serão realizados dois encontros (Dias 29/10 e 05/11), sempre às 19h, na sede do INCITI (Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife, ao lado da Sinagoga). O acesso é gratuito. Não é necessário fazer inscrição antecipada.
Com o tema “A Cidade como Espaço de Aprendizagem”, a primeira Urban Jam acontece no dia 29 de outubro. O encontro pretende discutir formas não escolares de aprendizado que possam construir experiências de convivência em espaços urbanos contemporâneos. O debate contará com o doutor em Sociologia pela UFPE, professor e pesquisador Rui Mesquita e com o mestre de capoeira, brincante de maracatu, músico e dançarino Joab Jó Malungo, e a advogada e ativista do Direito à Cidade Andrea Gorenstein, sob a mediação de Lula Pinto, jornalista, doutor em Sociologia pela UFPE, professor da Unicap e integrante do coletivo Marco Zero Conteúdo. Rui, Joab, Andrea e Lula prometem uma conversa sobre o processo de aprendizado e não-aprendizado, educação e não-educação, desenvolvendo falas sobre mandinga, pensamento e acúmulo de informação.
A segunda Urban Jam será no dia 05 de novembro, com o tema “Vigilância, Tecnopolíticas & Territórios”, com mediação de Adriano Belisário (LabCEUs). Os convidados (nomes ainda a serem divulgados) irão debater as relações entre as diferentes práticas tecnopolíticas, sob o prisma dos estudos sobre vigilância, contra-vigilância e anti-vigilância. A partir de uma releitura crítica das chamadas ‘cidades inteligentes’, baseadas em soluções privadas, serão apresentados exemplos de emergência e resistência com práticas emancipadoras que constituem uma relação territorial com tecnologias livres, abertas e replicáveis.
UTC Recife – Durante quatro dias (de 24 a 27 de novembro), sociedade civil, academia e representantes dos setores público e privado estarão reunidos no Bairro do Recife, compartilhando soluções inspiradoras voltadas para a inclusão da juventude, com foco no papel dos espaços públicos e novas tecnologias abertas como catalisadores de oportunidades e mudanças. A ideia é contribuir para as posições e recomendações da campanha The City We Need (A Cidade que Precisamos) sobre espaços urbanos, que serão encaminhadas para a Nova Agenda Urbana do Habitat III.
A programaçao terá como eixos-norteadores Cultura, Tecnologia e Espaços Urbanos. A Cultura é inserida no intuito de apontar conexões entre o desenvolvimento urbano, políticas culturais e práticas territoriais, a Tecnologia busca uma reflexão sobre o papel das cidades inteligentes que procuram otimizar processos cotidianos através do desenvolvimento de gadgets e dispositivos, e as experiências nos Espaços Urbanos trazem o pensamento sobre o papel do espaço público como esfera de efetivação de direitos e exercício de oportunidades.
PROGRAMAÇÃO – A dinâmica central para estabelecer as trocas em torno de soluções inovadoras acontecerá nas Constituent Group Sessions (Sessões Constituintes), encontros que ocorrerão simultaneamente, no período da manhã, reunindo os protagonistas da conferência para defender os conceitos básicos da cidade que precisamos. No início da tarde, os participantes participam de uma sessão conjunta, as Drafting Sessions, para a apresentação da sistematização dos trabalhos desenvolvidos pela manhã, num esforço de cruzar, eleger prioridades e organizar a visão dos participantes. Os pontos mais relevantes comporão o documento a ser apresentado como referência para o Habitat III. No final da tarde, o UTC Recife toma proporções maiores, abrindo ao público o panorama das discussões que estarão ocorrendo em grupos de trabalho, com as Provocações Urbanas. Nestas sessões, convidados com perfis diferentes e complementares irão apresentar os principais desafios para as Cidades Inclusivas, a partir dos eixos temáticos Cultura, Tecnologia e Espaço Urbano.
Para saber mais: utc.inciti.org.