Campus de Pensadores Urbanos

Por: Maíra Brandão | 14/07/17 10:36 PM

O Urban Thinkers Campus (UTC), ou Campus de Pensadores Urbanos, é uma iniciativa da Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat concebida como um espaço de diálogo crítico e aberto entre pesquisadores urbanos, profissionais de diversas áreas, sociedade civil, comunidades, organizações de base comunitária, políticos e tomadores de decisão que acreditam que a urbanização é uma oportunidade e pode levar a transformações urbanas positivas. Também pretende ser uma plataforma para construir consensos para ações entre parceiros engajados em abordar desafios de urbanização e propor soluções futuras para os problemas urbanos.

BREVE HISTÓRICO

Com o tema A Cidade Que Precisamos, o primeiro UTC foi organizado em outubro de 2014 na cidade de Caserta, na Itália. O sucesso desse primeiro Campus fez com que a ONU-Habitat convocasse parceiros em todo o mundo para pensar “Qual cidade precisamos?”. Atendendo ao desafio lançado pela ONU-Habitat, 26 Urban Thinkers Campus foram realizados no mundo, reunindo cerca de 8 mil pessoas na elaboração de recomendações para a Nova Agenda Urbana, documento que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos, e que foi aprovado durante a Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em outubro de 2016, no Equador.

Nessa convocatória, a única edição do Urban Thinkers Campus realizada no Brasil foi promovida pelo INCITI/UFPE, no Bairro do Recife, com o tema “Cidades Inclusivas: jovens e tecnologias abertas no espaço urbano”. Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2015, cerca de 1,5 mil pessoas, entre sociedade civil, academia e representantes dos setores público e privado, participaram do evento juntos, compartilhando soluções inspiradoras para a inclusão social.

Conheça a publicação resultante do UTC 2015.

O processo para elaboração da Nova Agenda Urbana foi reconhecido pela ONU-Habitat como uma iniciativa de construção de consensos sem precedentes, através do qual todos tiveram voz de forma igualitária. Por isso, após a aprovação do documento, ficou decidido que em 2017 seria convocada uma nova geração de Urban Thinkers Campus, desta vez reunindo e engajando todos os parceiros na implementação da Nova Agenda Urbana.

2017

Em 2017 o INCITI/UFPE promoverá, no Recife, o Campus de Pensadores Urbanos intitulado Águas Urbanas – Caminhos para a Resiliência. A iniciativa, que acontece no segundo semestre, tem por objetivo planejar, junto a agentes de diferentes esferas – pública, privada, sociedade civil, profissionais, academia e pesquisadores -, ações que contribuam com a implementação da Nova Agenda Urbana, no intuito de trazer à luz diferentes possibilidades para ações locais que visem a resiliência da água, em diálogo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hídricos do território pernambucano.

A conferência pretende engajar seus participantes a se comprometerem na colaboração em seus territórios, através de acordos consensuais, em níveis local, estadual, nacional e internacional. O envolvimento de diversos atores visa encorajar a corresponsabilidade na criação e implementação de estratégias que possibilitem a recuperação urbana, criando um senso de gestão urbana colaborativa.

Mais informações: info@inciti.org