WORKSHOP ROTAS CICLÁVEIS DO CAPIBARIBE

Coordenadores: Werther Ferraz, Julien Ineichen e Raquel Meneses – INCITI/UFPE
Parceria: AMECICLO

_______________________________

Experimentar, divulgar e debater com o público a viabilidade de algumas das ciclorrotas propostas pela equipe do Parque Capibaribe.

Resultados esperados:

Observação participativa em campo dos problemas e potencialidades das ciclorrotas propostas pelo Parque Capibaribe.Coleta de opiniões e sugestões dos usuários de bicicleta sobre algumas das ciclorrotas propostas para o Parque Capibaribe;

Interação da equipe do Parque Capibaribe com o Público potencialmente usuário das ciclorrotas propostas.

As rotas foram planejadas para contemplar os quatro eixos de estruturação do parque estabelecidos em sua base conceitual: chegar, percorrer, atravessar e abraçar. As rotas 1 e 2 enfatizaram mais os conceitos de chegar (infiltração) e atravessar, propondo uma conexão cicloviária entre o Campus da UFPE e a zona norte, com distância de aproximadamente 5 Km, rota de grande potencial de utilização cotidiana por estudantes universitários, além de outros segmentos.

As duas rotas se encontraram no Parque Santana, às margens do Capibaribe cujo espaço remete ao conceito de abraçar o rio. Durante a oficina foi proposto que os participantes registrassem o percurso que realizaram em mapas, primeiro um mental (de memória) e depois marcando em mapa base com escala determinada. Em seguida os participantes se organizaram em grupos para debater os percursos, utilizando os mapas traçados, avaliando qualidades, potencialidades e problemas encontrados, e levando em conta inclusive algumas das propostas apresentadas pela equipe do Parque Capibaribe

Os participantes ofereceram contribuições valiosas identificando pontos de insegurança, de necessidade de proteção, sinalização, também sentiram falta de travessias ao longo dos cursos d’água observando que as existentes são pensadas prioritariamente para automóveis.