URBAN THINKERS CAMPUS RECIFE

O Urban Thinkers Campus é uma iniciativa da campanha urbana mundial da ONU-Habitat, concebida como espaço crítico e aberto para a troca entre pessoas que acreditam que a urbanização é uma oportunidade para uma transformação positiva, bem como para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um fórum destinado a criar soluções para o futuro urbano e construir um consenso entre os parceiros envolvidos com os desafios da urbanização.

O primeiro Urban Thinkers Campus foi realizado em outubro de 2014, em Caserta, na Itália, e entre 2015 e 2016 acontecerão 28 UTCs em todo o mundo. Todos são documentados e suas recomendações finais serão compartilhadas e encaminhadas à Habitat III, a ser realizada em outubro de 2016, em Quito, no Equador.

O INCITI, como membro associado da World Urban Campaign, foi selecionado para coordenar a organização do primeiro Urban Thinkers Campus realizado no Brasil. A edição brasileira Urban Thinkers Campus Recife teve como tema Cidades Inclusivas: jovens e tecnologias abertas no espaço urbano e aconteceu entre 24 e 27 de novembro de 2015.  Outros quatro eventos preparatórios para o UTC Recife também foram organizados pelo INCITI, dois meses antes do encontro.

Para os quatro dias do evento, foram mais de 600 inscritos, dos quais 350 eram representantes de diferentes setores da sociedade que tiveram suas inscrições confirmadas para as sessões diurnas, focadas na composição do documento destinado ao Habitat III. Já durante a noite, atraídas pelas atividades culturais promovidas durante do evento, o público estimado foi de mais de mil pessoas.

O UTC Recife contou com a participação ativa de jovens, de autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de ONG´s, grupos com diferentes origens culturais, parlamentares, pesquisadores e empresários, o que fortaleceu um diálogo mais aberto e direto entre diferentes visões sobre as questões urbanas. No total, aproximadamente 2 mil pessoas participaram das diversas atividades promovidas pré e durante o UTC, três instituições públicas e privadas patrocinaram o evento e 32 o apoiaram das mais diversas formas.

A programação detalhada está disponível no site: http://utc.inciti.org/