CARIMBOS URBANOS

A ativação #CarimbosUrbanos contou com a parceria de Aguapé, AtelierVivo, Coletivo Massapê, Ameciclo, Oxe, minha cidade é massa e Rede de Articulação pela Mobilidade (RAMO), além do apoio do Fab Lab Recife e do L.O.U.Co.

Dentro da Semana da Mobilidade, o projeto Parque Capibaribe, junto parceiros locais como a RAMO, propôs, para a programação, a atividade Carimbos Urbanos, intervenções artísticas, entrevistas, campanhas de sensibilização e fomento à Mobilidade Ativa. Seu objetivo foi de comunicar à sociedade sobre a importância da Mobilidade Ativa e provocar a reflexão a partir de sua interação com as intervenções criadas durante atividade. Para essa ação não houve necessidade de mobilização e comunicação social prévia, pois o propósito foi exatamente observar, escutar e avaliar a receptividade da ação em si. A atividade dos Carimbos Urbanos, aconteceu no bairro da Jaqueira, no trecho entre a Av. rui Barbosa, próximo ao Parque da Jaqueira, passou pela Rua Dep. Pedro Pires Ferreira e seguiu pela Rua do Futuro, no entorno do Parque da Jaqueira.

A cidade desejada tem vitalidade, desenvolvimento econômico sustentável e sobretudo, induz a uma experiência transformadora de viver. Com a mobilidade ativa é possível construir um novo paradigma para a mobilidade nas cidades, ele prioriza a escala humana no desenho urbano. Para construção de políticas urbanas inovadoras é importante considerar que muitos dos pequenos processos de mobilização social têm potencial para catalisar grandes transformações na cidade. Os modais ativos estão localizados no topo da pirâmide da mobilidade, fomentam a transição para uma economia de baixo carbono, contribuem nas soluções de tráfego e colaboram na construção de cidades resilientes. A necessidade de diversificação dos modos de transporte com foco na intermodalidade, vem sendo apontada como estratégia indispensável para a sustentabilidade da mobilidade urbana e contribui de forma direta nas dinâmicas econômicas das cidades.

Neste sentido, a mobilização e conscientização social em torno do tema se coloca como prioridade, a fim de que a sociedade possa se organizar, sendo um ator ativo no processo de transformação urbana, atuando como parceiro do poder público nas mudanças necessárias, sejam elas no comportamento da sociedade, na implementação de infraestrutura urbana e ou através da incidência direta na transformação das políticas e ações.

Com o objetivo de provocar, trazer reflexão e suscitar o debate, buscou-se fazer intervenções efêmeras, de grande impacto visual mas que poderiam ser executadas de forma rápida, com técnicas e materiais de fácil uso e rápida assimilação. Então, foram idealizados uma série de materiais de sinalização com frases de efeito rápido, com linguagem simples, objetiva e sempre buscando utilizar elementos da cultura local facilmente reconhecíveis pela população. As técnicas utilizadas foram:

  1. Stencil – Confecção em folhas reutilizadas de Raio-X e cortados com o apoio do FabLab;
  2. Carimbo – Confeccionados com emborrachado, madeira tipo OBS e cabos de vassoura;
  3. Pintura.

Para atingir objetivos almejados, foi pensada uma metodologia de organização de grupos de trabalho focados em cada tipo de atividade. A partir disto, a criação dos caminhos criativos e lúdicos, foram acompanhadas de ações para pesquisar a interação e a participação das pessoas na cidade e provocar o debate sobre mobilidade com intervenções urbanas através entrevistas e sinalização efêmera.