Urban Thinkers disponibiliza documento para colaborações finais

Crédito: Rafael Medeiros

O INCITI / UFPE disponibilizou o documento com as recomendações sobre o futuro das cidades, construído durante o encontro internacional do Urban Thinkers Campus Recife, realizado de 24 a 27 de novembro, no Recife. O texto pode ser acessado neste link e está aberto para receber as contribuições finais até a próxima sexta-feira (18/12). Em seguida, será enviado para o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O documento reúne diagnósticos e recomendações para a Nova Agenda Urbana, que será construída na Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ser realizada em Quito, no Equador, em 2016.

O Urban Thinkers Campus Recife teve a Cultura, as Tecnologia Abertas e o Espaço Urbano como eixos norteadores dos debates, laboratórios urbanos e vivências para pensar soluções para cidades mais inclusivas e sustentáveis. Com o tema “Cidades Inclusivas ­ jovens e tecnologias abertas no espaço urbano”, o encontro contou com a participação de acadêmicos, educadores, ativistas, gestores públicos, hackers, representantes da sociedade civil organizada e líderes da juventude.

O UTC Recife foi um dos 28 eventos internacionais promovidos pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) como etapa preliminar da Habitat III. A conferência acontece a cada 20 anos, com a participação de todos os estados ­membros da ONU. Os encontros anteriores foram realizados em 1976 e 1996.

A organização do UTC Recife foi do INCITI ­- Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio do programa Cidades Sensitivas, e da Prefeitura do Recife. O primeiro UTC foi realizado em 2014 em Caserta, na Itália. Este ano, já foram realizados encontros em cidades da Suécia, México, Zimbabwe, Uganda, Colômbia, China, Filipinas, Quênia, Alemanha, Índia e Itália.

O Urban Thinkers Campus Recife contou com apoio do Banco Safra, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Consulado Geral da França no Recife, Smart Sat, Paço do Frevo, Oi Kabum!, Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, Torre Malakoff / Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, Atmosphera Plantas e Paisagismo, 3Ecologias, love.fútbol, Marco Zero Conteúdo, Studio Z7, Voxar Labs, Vagalume, Som na Rural, Gráfica Lenta, Softex, VaAstu, Vagalume / Elcoa, Ameciclo, Guia Comum do Centro do Recife, CAU/BR, CAU/PE, Bike PE e Serttel.