Que tal inventar a sua cidade?

Por: | 13/09/15 3:35 PM

[:pt]Como nós planejamos, construímos e administramos nossas cidades hoje vai determinar o nosso amanhã. Com isso em mente, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, convocou a comunidade internacional para abraçar o desafio de inventar um novo paradigma de cidade. O INCITI/UFPE aderiu a essa ideia, trazendo para o Brasil a campanha mundial I’m a City Changer, que está conectando pessoas para pensar soluções para as cidades, no intuito de transformar o nosso futuro.

A campanha defende a garantia de distribuição justa e a preservação dos recursos naturais, no intuito de assegurar a disponibilidade destes para as futuras gerações. Adota como diretriz a necessidade de se definir a forma como estamos consumindo a terra, a água e a energia, pensando no descarte dos resíduos, na mobilidade, na preservação da qualidade do ar e transmissão do nosso patrimônio e cultura. Para isso é preciso modificar os modelos e comportamentos que agridem o meio ambiente, promover soluções bem sucedidas e estimular a inovação onde as transformações são necessárias.

Para inicitar a organização dessa nova narrativa para o desenvolvimento urbano, o INCITI/UFPE promoverá o Urban Thinkers Campus Recife, de 24 a 27 de novembro de 2015, reunindo sociedade civil, organizações públicas e privadas. As ideias e proposições discutidas no encontro serão compiladas em um documento e encaminhadas para a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, a ser realizada na cidade de Quito, em outubro de 2016.

Por meio da plataforma www.worldurbancampaign.org a ONU-Habitat e seus parceiros promovem o diálogo, o compartilhamento e o aprendizado sobre como melhorar os espaços urbanos. O espaço é utilizado para congregar aliados e parceiros para as cidades do século 21, com o objetivo de colocar a agenda urbana como prioridade máxima no desenvolvimento de políticas públicas.

Conheça: www.worldurbancampaign.org.[:]