Pesquisador do INCITI/UFPE defende dissertação na rua

O arquiteto e urbanista André Moraes de Almeida, pesquisador do INCITI/UFPE, escolheu a rua de casa para defender a tese de mestrado Urbanismo Tático: Da Experiência do Fazer a um Urbanismo Afetivo. A defesa acontece nesta segunda, 05 de setembro de 2016, às 19h, na Rua da Alegria, 172 – Bairro da Boa Vista (Recife-PE). Intervenções que aconteceram no logradouro serviram como plataforma de estudo para o pesquisador.

O tema da dissertação tem como objeto abordar o Urbanismo Tático enquanto ferramenta de atuação cidadã no espaço urbano. O trabalho busca compreender como as intervenções urbanas caracterizadas como Urbanismo Tático contribuem para a construção de espaços estimuladores de relações humanas de cuidado.

Segue trecho do resumo disponibilizado pelo autor: “A força motriz está na construção de capacidade organizacional cidadã capaz de transformar a percepção sobre o lugar. Diante de um momento político tão delicado, onde um planejamento urbano segue modelos que adotam como principal premissa os interesses dos detentores do poder, nos deparamos com cidadãos colocando a “mão na massa” e que se articulam para resolver problemas locais com ações e intervenções que se baseiam num constante experimento.”

Ficha técnica:

Urbanismo Tático: Da Experiência do Fazer a um Urbanismo Afetivo.
autor: André Moraes de Almeida
orientadora: Circe Maria Gama Monteiro
membro interno: Julieta Maria Vasconcelos Leite
membros externos: Leonardo Augusto Castilho e Louise Ganz.

Confira evento no Facebook: http://goo.gl/wIw0Pa