Pela democracia e pela universidade pública

Por: Maíra Brandão | 27/10/18 9:40 PM

A INCITI, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como princípios um país a favor da diversidade democrática. Cientes do papel que buscamos cumprir diariamente pela melhoria da vida nas cidades, consideramos indispensável sonharmos com um Brasil que pense e implemente ações, planos e políticas que possibilitem o desenvolvimento urbano, o diálogo federativo na construção de soluções para os problemas urbanos, o respeito ao meio ambiente, o direito à moradia, à mobilidade e à acessibilidade. Defendemos que territórios inclusivos, seguros, resilientes, sustentáveis exercem um papel de grande importância na redução da desigualdade social.
 
Além disso, assim como resguarda nota emitida pela UFPE no dia 15 de outubro de 2018, corroboramos com a urgência na defesa de uma universidade pública gratuita e repudiamos “todas as formas de ameaça às liberdades democráticas”. Não podemos aceitar atos que reprimam a autonomia didático-científica das universidades, prevista na Constituição Cidadã de 1988, interferindo na liberdade de expressão que se faz necessária para o exercício do ensino e da pesquisa.
 
Por fim, em um contexto urbano brasileiro onde as marcas da desigualdade social são bem definidas, um país saudável não consiste apenas na existência de espaços públicos para caminhar, correr, brincar e respirar ar fresco, mas também de ambientes onde as pessoas possam ser aceitas em suas essências, e através da expressão de suas próprias identidades, independente de classe, etnia, gênero e/ou orientação sexual.