Moradores do Poço da Panela comemoram 1 ano do Jardim Secreto

Raynaia Uchôa é jornalista, moradora do Poço da Panela e voluntária do Jardim Secreto, uma área verde que funciona às margens do Rio Capibaribe, no trecho que fica próximo à rua Rua Marquês de Tamandaré (rua lateral do Barchef). Há um ano, ao lado de outros moradores do entorno, ela começou a ajudar na manutenções e gestão coletiva do local, que comemora o primeiro aniversário no próximo domingo (27), a partir das 8h30 da manhã.

No relato a seguir, Raynaia conta um pouco sobre a construção desse espaço que serve de exemplo para todos nós que queremos uma cidade mais inclusiva, com ruas ocupadas e vivas. O INCITI também estará presente na comemoração ajudando a pensar formas de fazer com que o Jardim Secreto seja cada vez mais vivenciado e cuidado por outras pessoas.

Contação de histórias no Jardim Secreto

O Jardim Secreto já existia no coração de muita gente! Uma dessas pessoas que desejava transformar a área – que antes só servia de entulho de lixo e sujeira – em um espaço de convívio coletivo foi a artista e moradora do Poço da Panela, Clara Khan. Assim, ela falou com Antonio Pinheiro, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Poço da Panela na época, que por sua vez, entrou em contato com outras pessoas formando um verdadeiro time para dar o pontapé inicial. Todos continuam até hoje e pra nossa sorte, várias outras pessoas do bem abraçaram a iniciativa. Hoje somos um coletivo, sem hierarquia, e juntos pensamos, agimos e tomamos decisões para que esse projeto continue gerando bons frutos para as pessoas, a natureza e a cidade.

“O Jardim Secreto já existia no coração de muita gente”

Um ano atrás da data do evento, fizemos uma reunião com a comunidade no Jardim Secreto, ainda sem nada do que existe hoje, para as pessoas abrirem o coração e escreveram seus desejos para o local. Foi nosso primeiro contato com as pessoas! Por isso, estamos comemorando no dia 27 de maio o primeiro ano do Jardim Secreto.

Pensamos na Roda de Diálogo aberta para pensarmos juntos no que foi feito até agora e quais serão os próximos passos. Convidamos o INCITI, a Horta de Casa Amarela e estamos entrando em contato com outros coletivos e movimentos para que eles possam trazer reflexões e experiências sobre o uso do espaço público, e quem sabe aprender um pouco com as nossas vivências!

A gestão do Jardim é feita todo sábado de manhã, a partir das 9h. Fazemos mutirão de limpeza e manutenção. Ao final, sempre fazemos uma reunião para nos planejar e discutir de forma coletiva as necessidades. Todos tem voz e todos opinam! Não há um hierarquia, sabe? Costumamos a funcionar assim: quem dá a ideia leva pra frente e o restante ajuda para fazê-la acontecer. Todos colaboram! E justo por isso, todos são bem-vindos. Apesar de termos um grupo no whatsapp cheio de gente, ainda somos muitos poucos trabalhando ativamente. E por isso, nos preocupamos muito com a sustentabilidade do projeto. Tenho pra mim que se uma pessoa atuante sair, já será uma enorme perda para o Jardim Secreto.

Sou moradora do Poço da Panela desde que nasci praticamente. Adoro o meu bairro, a história e acredito que ele pode ser ainda melhor com a união dos moradores.

Fotos: Divulgação