Montagem da “Rua de Trás”

Por Ângela Valpôrto

Foi com muita disposição e trabalho árduo que as instalações urbanas da rua Domingos José Martins, no Bairro do Recife, começaram a tomar forma. Mulheres e homens carregavam tábuas de madeira, peças de mobiliário e ferramentas. André Moraes, arquiteto e urbanista do INCITI/UFPE, explicou que o conceito do Urban Labs não é apenas apresentar a intervenção completamente montada, é fazer da montagem uma prática de aprendizado.

A geodésica, uma das peças de mobiliário instaladas na rua.

A geodésica, uma das peças de mobiliário instaladas na rua. Foto: João Morais

Apesar dos mobiliários buscarem uma relação com o lugar em que foram produzidos, eles também são caracterizados pela possibilidade de serem inseridos em outro contexto completamente diferente. A liberdade criativa corre solta durante o laboratório: um dos mobiliários, batizado de “tatu” pode servir, ao mesmo tempo, de cobertura, piso e mesa.

André Moraes explicou que “o evento é isso: a construção dessa rua”, quando foi questionado sobre a data final da montagem. Segundo ele, o UTC Recife é um laboratório de discussão e construção da cidade, “um viveiro de ideias”. Um local onde as pessoas se unem para trocar experiências e desenvolverem, juntas, soluções que impactem positivamente a vivência urbana.

“Só o fato de você colocar uma cadeira na frente da sua casa para estar na rua, você já garante uma vigilância social, garante um processo de transformação”, disse. Para o urbanista, não são apenas as grandes ações que são capazes de transformar a cidade. Atitudes simples marcam a presença daqueles que vivem na cidade, fazem com que a rua não seja apenas um lugar de passagem de carros e pessoas apressadas. “É importante lembrar que a rua também pode ser um espaço de lazer e integração social porque o espaço público é um espaço que é de todos”, pontuou.