Minhocas a serviço do meio ambiente

Por: Jean Duarte | 27/02/18 7:48 PM

Por Lenne Ferreira

Em várias cidades brasileiras, uma solução prática começa a tomar forma e fortalecer a luta por um ecossistema auto sustentável, a partir da conscientização das pessoas por meio do fomento à criação de minhocários. O sistema, que pode ser implementado em espaços públicos e domésticos, tem o objetivo de reduzir o lixo orgânico gerado pela população, que é transformado em adubo (húmus) a partir da ação de minhocas. O processo é simples e resulta em benefícios que impactam positivamente no nosso meio ambiente.

“Um minhocário é uma solução prática de reduzir a produção de lixo orgânico com a ajuda das minhocas. Elas conseguem processar uma grande variedade de materiais em menos tempo, promovem a aceleração da maturação do composto, apresentam alta atividade, taxa de conversão do composto em húmus e elevada taxa de reprodução”, explica Isabelle Santos, estudante de permacultura e chefe de divisão de permacultura da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife.

A falta de coleta pública do lixo que é produzido no país, principalmente em regiões menos assistidas economicamente, faz com que o resíduo orgânico (restos de alimentos como frutas e verduras), sejam descartados em terrenos e ruas. A falta de cuidado adequado do lixo orgânico representa um problema para as cidades, já que ele acaba servindo de alimento para diversos animais que transmitem doenças como ratos, baratas e moscas.

“Com baixo custo, pouco espaço e simples manuseio o minhocário serve de ferramenta que pode reverter esta situação. Com o minhocário doméstico é possível reduzir em até 70% o lixo colocado para fora de casa. Devido a alta eficiência das minhocas, a compostagem dos resíduos orgânicos se torna contínua ao longo do tempo e quem o utiliza transforma-se um agente de mudança, promovendo bem estar e incentivando a qualidade de vida”, pontua Isabelle, que foi uma das fundadoras da Horta de Casa Amarela, que fica à Rua Prof. Souto Maior,  Zona Norte do Recife.

Trabalho da PCR para estimular pessoas a pensarem sobre o impacto do descarte indevido do lixo.

Para além do impacto ambiental, um minhocário também pode ser uma boa forma de promover a iniciação à educação ambiental para as crianças e os adultos. “Com o uso do minhocário uma família que gera 1,5 Kg de resíduos orgânicos por dia deixa de colocar para fora de casa mais de meia tonelada de resíduos orgânicos por ano”, revela Isabelle. O húmus produzido pelas minhocas é um ótimo composto para vasos e hortas, e biofertilizante líquido que ainda pode ser compartilhado com amigos e parentes ou gerar renda ao ser comercializado. “Ter um minhocário em casa significa que você já está contribuindo para uma sociedade com menos e lixo e mais qualidade de vida”, conclui.

“Horta na Rua”, no bairro da Mangabeira (Recife)


RECIFE
– Por meio do projeto “Mais Vida nos Morros”, a Prefeitura do Recife tem feito um trabalho educativo para estimular as pessoas a pensarem um pouco sobre o impacto que o descarte indevido do lixo causa na vida delas e no meio ambiente. Além de atrair vetores de doenças, a grande produção de chorume nos aterros atinge os lençóis freáticos contaminado a água que abastece as residências também. “Além da conversa de casa em casa, entregamos um kit composto por um minhocário com 150 minhocas pra que o morador possa dar início ao processo de compostagem e 1 kit horta já com mudas (para eles terem onde usar o humus produzido)”, conta Isabelle, que atua no projeto desde a sua implantação na cidade. Além de melhorar o meio ambiente, a intenção é também reconectar as pessoas ao ato de plantar seu próprio alimento. “Hoje em dia muita gente ainda tem quintal, mas poucos plantam e na maioria das casas alegam que é por falta de tempo, então nosso trabalho é desconstruir também essa visão e mostrar que é mais simples do que se possa imaginar”.

Quer conhecer um minhocário de perto? Existe um coletivo na “Horta da Rua”, que fica na Mangabeira e funciona há mais de um ano. Faça uma visita.

Ficou afim de ter um minhocário em casa ou na sua comunidade? Os dois links a seguir podem te ajudar:
Agricultura Urbana: Solos, composteira e minhocário
Como construir minhocário caseiro