Inscrições abertas para Workshop Paisagem Urgente

paisagem-urgente_15_10_15 (1)

O primeiro Urban Labs nem acabou e já abriram as inscrições para a próxima etapa, o Workshop Paisagem Urgente. Parceria entre o INCITI e o Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPE, o evento integra a programação do Urban Thinkers Campus (UTC) Recife. De 03 a 14 de novembro, os participantes vão conceber e realizar intervenções na Rua Domingos José Martins, paralela à Rua do Bom Jesus, dentro dos temas: sentar, proteger, iluminar e vestir. O produto desse workshop será instalado durante o UTC Recife.

O Urban Lab discutirá coletivamente a ideia de “paisagem urgente”, como fruto das crescentes exigências da cidade contemporânea que demanda respostas curtas e especulativas de soluções para a qualidade de vida em seus territórios. Dentre as diversas escalas de duração dos projetos de intervenção no espaço urbano, a efemeridade surge como uma oportunidade de experimentação e reflexão sobre a efetividade e a legitimidade das diversas formas de construir a paisagem da cidade. Neste contexto, o laboratório de experimentações terá caráter colaborativo, trabalhando com intervenções de baixo custo, realização imediata e adaptabilidade à paisagem urbana.

Serão 11 dias de trabalho, divididos em três momentos: em primeiro lugar, o estudo da área de intervenção e a elaboração da proposta de acordo com o método de trabalho do workshop, depois a construção da intervenção e, por último, a instalação do projeto e sua avaliação no espaço público.

Inserido na lógica da campanha da ONU “A cidade que precisamos” (The City We Need), que entende todo cidadão como um transformador urbano, o workshop tem caráter colaborativo e multidisciplinar, sendo, portanto, destinado a estudantes ou profissionais interessados em pensar a cidade e botar a mão na massa para realizar mudanças. Ao final, os participantes receberão certificado de participação pela ProExC, com carga horária de 45h.

Os facilitadores do workshop serão:

Alexandre Campello
Arquiteto paisagista, colaborador do projeto Parque Capibaribe, membro do Laboratório da Paisagem da UFPE.

Amanda Florêncio
Arquiteta urbanista, sócia do escritório VAaSTU, pesquisadors do INCITI, docente do curso de especialização em DAEE | Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

André Arruda
Designer com foco em projeto de produto e especialista em estratégias voltadas a cenários prospectivos urbanos. Designer de processos no projeto “Recife 500 anos”, facilitador de workshops com abordagem em projetos prospectivos a partir da utilização de ferramentas provenientes do design, cenários e arquitetura.

André Moraes
Arquiteto Urbanista, sócio do escritório VAaSTU, pesquisador do INCITI ,integrante do coletivo Praias do Capibaribe e docente do curso de especialização em DAEE | Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

Julieta Leite
Arquiteta urbanista professora de Projeto e Teoria da Paisagem no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; membro do Laboratório da Paisagem da UFPE.

Malu Freitas
Arquiteta urbanista, professora de Tectônica no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, coordenadora do Laboratório e Canteiro de Tecntônica da Arquitetura.

QUANDO?
03 a 14 de novembro de 2015, das 15h às 19h.(exceto domingo)
ONDE?
INCITI – Rua do Bom Jesus, 191
QUANTO?
R$ 30 para estudantes e R$ 50 para profissionais (valores cobrado apenas dos selecionados)

Será atribuído certificado de participação pela ProExC, com carga horária de 45h.

Duvidas: gturbanlabs@gmail.com | (81) 99686-1188