INCITI/UFPE abre chamada para intervenções urbanas

Por: Fernando Castro | 14/11/17 6:42 PM

Qualquer pessoa pode propor uma ação ou atividade de formação dentro do tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Interessados devem submeter proposta até o dia 23 de novembro.

Tem alguma ideia sobre o tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis e quer colocá-la em prática? Com a missão de incitar novas reflexões e ações, o INCITI/UFPE lança chamada de intervenções urbanas e atividades de reflexão e formação – tais como debates, apresentações artísticas, oficinas, workshops, laboratórios, prototipagem – para compor a programação do festival REC’n’Play. As “Sessões Livres” acontecem nos dias 01 e 02 de dezembro de 2017, das 16h às 22h, no Bairro do Recife (PE), e terão curadoria do INCITI/UFPE como continuidade à programação do Campus de Pensadores Urbanos, uma iniciativa da rede de pesquisadores da UFPE, em parceria com a ONU-HABITAT.

A chamada pública é ampla e aberta para qualquer pessoa interessada em promover a reflexão sobre questões urbanas e apresentar soluções para que as cidades se tornem melhores e mais sustentáveis. Os interessados devem submeter as propostas até 23 novembro de 2017, por meio deste formulário bit.ly/sessoeslivres.

As intervenções urbanas e atividades de formação podem ser nas mais diversas formas de expressão, seja de artes visuais e urbanas, culinária, saúde e bem-estar, esporte e lazer. São aguardadas propostas de cientistas, comunicadores, educadores, artistas, ativistas, biólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, mestres da cultura popular, jovens e crianças, fazedores e interessados em geral. O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de novembro de 2017. Interessados em mais informações podem entrar em contato com o INCITI pelo email info@inciti.org.

REC’n’Play e Campus de Pensadores Urbanos

O REC’n’Play é um festival de experiências digitais criativas, com eventos de educação, entretenimento e negócios. O objetivo é promover conexões com a cidade e deixar um legado para os participantes, com consequências práticas no cotidiano das escolas, startups, empresas públicas e privadas. O festival é realizado pelo Porto Digital, em parceria com o Grupo DUCA e a Ampla Comunicação.

O INCITI/UFPE foi convidado para fazer a curadoria da trilha de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC’n’Play e, como parte dessa programação, irá promover o Campus de Pensadores Urbanos (Urban Thinkers Campus – UTC), uma iniciativa da Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat concebida como um espaço de diálogo crítico e aberto entre aqueles que acreditam que a urbanização pode gerar transformações urbanas positivas. O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo INCITI/UFPE em 2015 e volta a acontecer este ano com o tema “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade”, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, no Bairro do Recife. O intuito é criar um plano de ações que visem a sustentabilidade da água, em diálogo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hídricos do território pernambucano.

O Campus de Pensadores Urbanos 2017 é realizado pelo INCITI com patrocínio da AD Diper e da Prefeitura do Recife. A iniciativa conta ainda com diversos apoios e parceiros como Porto Digital, L.O.U.CO, Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, FabLab Recife, UPlanet, Marco Zero Conteúdo, Paço do Frevo, Meu Recife e Mollusca Produções.