INCITI participa do 9º Fórum Urbano Mundial

Por: Fernando Castro | 2/02/18 8:36 PM

Evento irá discutir questões referentes a Nova Agenda Urbana

Kuala Lampur, capital e maior cidade da Malásia, será sede da nona sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF9), que acontece entre os dias 7 e 13 de fevereiro. O evento irá discutir a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU), documento internacional responsável por promover a urbanização sustentável das cidades nos próximos 20 anos. O INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, que tem sido parceiro da ONU-Habitat trazendo para o Recife a discussão dessas metas de desenvolvimento, estará presente no Fórum articulando as próximas etapas da NAU.

Com o tema geral “Cidades 2030, Cidades para Todos: Implementar a Nova Agenda Urbana”, o Fórum Urbano Mundial – que acontece desde 2002 – direciona o foco para a NAU por entendê-la como uma ferramenta capaz de acelerar o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Circe Monteiro, coordenadora do INCITI/UFPE, terá espaço de fala em duas atividades que integram o WUF9. A primeira mesa será sobre os Campus de Pensadores Urbanos (Urban Thinkers Campus – UTC), com experiências de vários lugares do mundo e a respeito de diferentes temáticas, tais como infância, gênero, mobilidade e meio ambiente. Circe irá apresentar o resultado do “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade“, conferência promovida pelo INCITI/UFPE, no Bairro do Recife, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2017, integrando o calendário internacional de implementação da Nova Agenda Urbana.

Circe explica que a reunião vai servir para identificar a contribuição e as lacunas dos 72 Campus promovidos ao longo de 2017. ‘’Há determinados objetivos que estão sendo poucos explorados sistematicamente em várias partes do mundo. Em outras situações você tem parcerias que não estão conseguindo ser feitas. Então essa reunião é para dar essa ideia geral e motivar de que forma os novos UTCs vão poder ser mais efetivos em gerar soluções para implementação da Nova Agenda Urbana’’, afirma a coordenadora do INCITI.

No domingo (11), a mesa ‘’O caminho da América Latina e do Caribe para a sustentabilidade urbana: reflexões e ações para a Nova Agenda Urbana” marca o lançamento de um livro e a consolidação da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável da América Latina e do Caribe (REDEUS_LAC), da qual o INCITI faz parte. ‘’Será um momento para produzir importantes articulações, através de projetos e troca de experiências’’, comenta Circe, que será uma das palestrantes da mesa. A publicação “El camino de Latinoamérica y el Caribe hacia la sustentabilidad urbana | Reflexión y acción en torno a la Nueva Agenda Urbana de ONU Hábitat” reúne artigos de pesquisadores da região, incluindo os integrantes do INCITI, Werther Ferraz e Fabiano Diniz, que assinam o texto “Marcos Urbanos e Governança”.

O INCITI ainda marcará presença na reunião do Fórum Urbano Mundial (WUF9) em uma reunião do Working Group One, grupo da ONU-habitat que trabalha com soluções de implementação ligadas às campanhas mundiais das ONU-Habitat. O grupo vai se reunir em duas ocasiões para debater essas questões.

Saiba mais sobre o Fórum Urbano Mundial.

Diretrizes Sustentáveis – A Nova Agenda Urbana foi adotada em outubro de 2016 na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, em Quito, Equador. É resultado de um consenso único entre todos os países participantes. O documento apresenta uma visão comum e padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas duas décadas.

Conheça a Nova Agenda Urbana.