Habitat III: Rumo a uma Nova Agenda Urbana

[:pt]Habitat III Brochure
Habitat III é a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que será sediada em Quito, no Equador, em outubro de 2016. A assembleia acontece a cada 20 anos e conta com a participação de todos os estados-membros da ONU e partes interessadas, incluindo parlamentares, organizações da sociedade civil, governos regionais e locais, representantes municipais, profissionais e pesquisadores, universidades, fundações, mulheres e grupos de jovens, sindicatos, setor privado, organizações do sistema das Nações Unidas e organizações intergovernamentais.

Depois dos dois primeiros encontros, realizados em 1976 e em 1996, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu convocar a Conferência Habitat III para revigorar o compromisso global de urbanização sustentável, focado na implementação de uma Nova Agenda Urbana, que utilizará como base o documento resultante do Habitat II, a Agenda de Istambul, assim como as recomendações dos Urban Thinkers Campuses. O Habitat III será a primeira cúpula mundial da ONU após a adoção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

A ONU-Habitat ressalta que novas conquistas na área de desenvolvimento sustentável dependerão de como vamos gerir e orientar as formas de urbanização nas cidades. O Programa das Nações Unidas entende que existe a necessidade de se pensar a urbanização como uma fonte endógena de desenvolvimento; que novos modelos urbanos são obrigados a enfrentar, de forma eficaz, o desafio das mudanças climáticas; e que a urbanização deve ser entendida como uma ferramenta para a promoção da igualdade e da integração social.

Para mais informações, acesse: www.habitat3.org.[:]