Urban Thinkers Campus 2017

Recife | 29 nov a 02 dez

Rua Domingos José Martins é palco de transformação para o Campus de Pensadores Urbanos

Pedro Paes, um dos facilitadores do workshop. Foto: Marianne Daffne

Por Fernando Castro

A Rua Domingos José Martins, no Bairro do Recife, está sendo transformada em espaço de convivência, empreendedorismo, conhecimento e lazer na trilha de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC’n’Play Festival, que está sob curadoria do INCITI/UFPE. A intervenção, que partiu da ideia de promover reflexões sobre o espaço urbano, está sendo executada por meio do Workshop de Mobiliário Urbano, que está acontecendo desde segunda-feira (27) e será concluído nesta quinta-feira (30), com a instalação dos móveis e objetos na rua.

A atividade, conduzida pela equipe de Ativação Urbana do INCITI/UFPE, em parceria com os coletivos AtelierVivo e Coletivo Massapê, integra a trilha de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC’n’Play. Natan Nigro, um dos facilitadores da atividade, comentou como o workshop foi pensado. “A gente pensou em fazer uma ocupação de forma colaborativa, dividimos a rua por ambientes formados por materiais reciclados ao redor de cubos que conseguimos através de doações”.

Uma das voluntárias da ação, a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Elzilane Carvalho, de 21 anos, comentou sobre a importância do workshop. ‘’É muito interessante participar e contribuir com uma ação dessa porque eu acho que Recife, aos poucos, tem perdido a vida nas ruas e esse tipo de ação tenta trazer de volta a participação popular e também a colaboração entre as pessoas em prol de algo bom pra elas mesmas’’, afirmou. Os voluntários ajudaram a construir o mobiliário urbano através de montagem e pintura. A estrutura vai servir como palco para apresentações, debates livres e ambiente de lazer e convivência.

Erika Correia, pesquisadora da equipe de Ativação Urbana do INCITI, fez um paralelo do que encontra no cotidiano na rua com o que o workshop proporcionou. ‘’No dia a dia essa rua é como se fosse um quintal, uma rua onde há sempre vários carros estacionados e pessoas passando apressadas. Apesar de ter uma copa linda, com uma sombra maravilhosa, a rua não é utilizada para convívio, então pensamos justamente na estratégia de transformar essa rua em um lugar harmônico’’, afirmou Erika.

Além do Workshop de Mobiliário Urbano, a rua Domingos José Martins também recebeu o Laboratório Urbano: Workshop Torre Warka Water. Ministrado pelos arquitetos Lula Marcondes e Pedro Paes, e também pelo bioconstrutor Guilherme Cavazzani, o workshop teve suporte do arquiteto italiano Arturo Vittori, fundador do projeto. Foi apresentado na atividade os princípios construtivos da torre, com o intuito de orientar a construção de uma instalação inspirada na Warka Water, uma torre de bambu e malha de poliéster projetada para coletar e fornecer a água do ar como uma fonte alternativa para populações rurais que enfrentam desafios para acessar água potável.

De acordo com Guilherme Cavazzani, biólogo e membro do Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina, a bioconstrução facilita a redução de impactos no uso da água. ‘’A bioconstrução é um tipo de construção de baixo impacto que utiliza de elementos naturais para construir de forma racional e ecológica, utilizando materiais alternativos. Através da construção ecológica a gente tem como usar a tecnologia de forma barata e causando um baixo dano ambiental’’, comentou Guilherme. 

As estruturas ficarão disponíveis para visitação na Rua Domingos José Martins até este domingo (03), quando é encerrada a segunda edição do Campus de Pensadores Urbanos.

Compartilhar publicação