Pesquisadores da América Latina se reúnem no Recife para discutir a Nova Agenda Urbana

Pernambuco recebe, nos próximos dias 23 e 24 de agosto, pesquisadores de países da América Latina e do Caribe para debater os caminhos para implementação da Nova Agenda Urbana. O encontro, que tem por objetivo articular redes de investigação e promover a troca de conhecimentos, tratará de temas como planejamento, gestão e produção do espaço urbano. Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Rede de Centro de Estudos em Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe (Redeus_LAC), o Seminário REDEUS_LAC acontece no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, e tem inscrições gratuitas.

Inscreva-se.

Além do Brasil, pesquisadores de México, Colômbia, Argentina, Chile, Equador e Colômbia estão entre os painelistas convidados. A ideia é refletir de forma crítica e criativa sobre os processos de concepção, produção e gestão das cidades na América Latina e Caribe. “Cada país tem suas particularidades e complexidades, mas os países da América Latina e Caribe dividem uma história que nos aproxima uns dos outros, daí a iniciativa de promover esse intercâmbio”, explica o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, lembrando que a ideia de trazer o seminário para o Brasil surgiu durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).

Lançamento – Como parte da programação do Seminário REDEUS_LAC, serão lançadas duas publicações com textos de pesquisadores do INCITI/UFPE, na quarta-feira (23), às 19h. Trata-se da revista Cidades Sensitivas e do livro Efeitos da Arquitetura. Saiba mais.

Nova Agenda Urbana – Em outubro de 2016 foi realizada, no Equador, a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que resultou na definição da Nova Agenda Urbana (NAU), uma série de diretrizes para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, a ser implantada no planeta, num prazo de 20 anos. A Nova Agenda Urbana apresenta metas específicas a serem perseguidas no longo prazo, envolvendo temas como economia urbana, meio ambiente, resiliência, metrópole, governança, saúde, educação, cultura e senso de pertencimento, entre outros. O documento foi adotado por 170 países, incluindo o Brasil.

Em Pernambuco, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco e o INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, estão desenvolvendo uma série de iniciativas envolvendo poder público, empresas, academia, terceiro setor e profissionais das mais variadas áreas, a fim de impulsionar a implementação da Nova Agenda Urbana no estado. No mês de julho, o CAU/PE promoveu o “Fórum Internacional HOJE: Implementando Cidades Sustentáveis”, em parceria com a Amupe. Nos meses de outubro e novembro, o INCITI/UFPE realiza os Campus de Pensadores Urbanos, nas cidades de Belo Jardim, Petrolina e Recife. O tema central das conferências será “Água: Caminhos para a resiliência”.

Confira a programação do Seminário REDEUS_LAC.

Serviço:
Seminário REDEUS_LAC
Quando: 23 e 24 de agosto de 2017
Onde: Centro Cultural dos Correios
Informações e inscrições: bit.ly/redeuslac
Aberto ao público. Participação sujeita à lotação do espaço.