Cultura drag será tema de cineclube e debate na véspera de São João

Por Jean Pierre Duarte

Após a roda de conversa com performers será exibido, por streaming, o último episódio da 9ª temporada do reality show Rupaul’s Drag Race

Há muitas figuras presentes na cena noturna do mundo inteiro e as drag queens são artistas capazes de dominar a arte de entreter até o público mais conservador. Em cidades como São Paulo, a cena drag é tão forte que, mesmo antes de se discutir a ocupação do centro da cidade, centenas de pessoas se reuniam no Largo do Arouche, região emblemática e espaço de encontro da comunidade LGBT desde a década de 1920, para assistir às apresentações realizadas pelas artistas no local. As personagens que criam esse cenário e seu papel nas cidades serão o tema do Cineclube INCITI, que acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, na sede do grupo de pesquisa, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. A entrada é franca.

Programação alternativa para quem quer fugir do forró e das fogueiras de São João, o evento será iniciado com uma roda de conversa sobre a cultura drag nos centros urbanos. Participam do debate a jornalista Lívia Maria, pesquisadora da cultura pop com enfoque nas questões identitárias de gênero e sexualidade, performances desviantes da “norma” e fandom; Karma Mahatma, performer, estudante de relações internacionais da UFPE; e Pedro Carneiro (Peu), estudante de Arquitetura e Urbanismo (UFPE) e uma das figuras mais lembradas do documentário “Bichas” do diretor Marlon Parente, lançado em 2016. Como Lara Beckney, todo o carisma de Peu é potencializado, dando vida a uma das personalidades mais amadas e comunicativas da noite recifense.

Após a roda de conversa, haverá a exibição do episódio final de Rupaul’s Drag Race, que chega à reta final da atual temporada. Recentemente, o reality show norte-americano Rupaul’s Drag Race emergiu como um dos grandes sucessos da TV, ultrapassando barreiras tão diversas quanto as personalidades das participantes retratadas ao longo de suas temporadas e atua hoje como um dos programas mais famosos dentro e fora do país. No Brasil, por exemplo, diversas competidoras do reality são convidadas constantemente para se apresentar em festas e casas noturnas nacionais ao lado de artistas locais.

Além de abrir as portas para uma nova leva de talentos e amantes da cultura drag, o fenômeno cultural evidencia a fragilidade da ficção normativa de gênero levantando questões como o caráter performativo do nosso senso de identidade. “Todos nós nascemos nus, o resto é drag”, como diz a própria Rupaul.

Serviço: Cineclube INCITI: Drag Race
Quando: Sexta, 23 de junho a partir das 19h
Onde: INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife
Entrada Franca
Evento sujeito à lotação do espaço
Informações: (81) 3037-6689
No evento do Cineclube no Facebook.

Assista à RuPaul’s Drag Race.