Prefeitura de Petrolina firma parceria para UTC

A realização do Campus de Pensadores Urbanos (Urban Thinkers Campus – UTC) em Petrolina já está sendo articulada no sertão pernambucano. Na última quinta-feira (8), o INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, teve uma reunião com o prefeito da cidade, Miguel Coelho, para apresentar a iniciativa, coordenada pela ONU-Habitat. Por meio dos UTCs, o órgão internacional busca apoio em todo o mundo para implementar a Nova Agenda Urbana (NAU) – diretrizes que guiam o desenvolvimento sustentável do planeta até 2036.

Do encontro, participaram o coordenador geral do UTC Pernambuco, Ricardo Ruiz, a coordenadora do Campus em Petrolina, Gabriela Izidoro, e ainda os titulares das Secretarias de Cultura, Turismo e Esportes, de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, além da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) e da Promotoria de Petrolina.

O Campus de Pensadores Urbanos terá como tema central “Águas Urbanas para Resiliência Social e Ambiental”, e irá acontecer, além de em Petrolina, em Belo Jardim e no Recife, nos meses de setembro, outubro e novembro. A conferência reunirá sociedade civil, academia, setor público e privado e todos os interessados na transformação urbana positiva para pactuar um plano de ação que combata os problemas relacionados às águas, em cada uma dessas regiões.

Gestores de Petrolina e equipe do INCITI. Foto: Ivaldo Reges | PMP

Ao final da reunião, o prefeito Miguel Coelho assegurou a parceria da gestão municipal para a realização do UTC na cidade, reconhecendo a importância da articulação intersetorial para a resolução de problemas que afetam a cidade.

Campus – A primeira edição brasileira do Campus de Pensadores Urbanos foi realizada no Recife, em 2015, por meio da parceria entre o INCITI/UFPE e a ONU-Habitat. Na época, o desafio era colaborar com a construção da Nova Agenda Urbana (NAU). O documento final foi aprovado na Habitat III – Conferência das Nações Unidas para Habitação e Desenvolvimento Sustentável, realizada em outubro de 2016, em Quito, no Equador.

Confira o documento resultante do UTC 2015.

Em 2017, a ONU-Habitat propôs um novo desafio aos seus parceiros, agora com foco na implementação das diretrizes compiladas na NAU. A ideia é envolver diversos atores interessados em criar e implementar estratégias que possibilitem a recuperação urbana, criando um senso de gestão urbana colaborativa.

Leia mais sobre os Campus de Pensadores Urbanos que serão realizados em Pernambuco.