Brincar na rua

Por Débora Mikaely

Foto: Sílvia Rodrigues

Foto: Sílvia Rodrigues

Na tarde desta sexta–feira (27) o Urban Labs que ocupou a “rua de trás”, no Urban Thinkers Campus Recife, trouxe o Projeto Lindeza para alegrar ainda mais as crianças que estavam no Bairro do Recife, com brincadeiras como amarelinha, corrida de saco, pula corda e bambolês. Os pequenos puderam aproveitar e se divertir com passatempos que têm sido deixados de lado pelas novas tecnologias.

Parar e pensar na cidades de precisamos, e o que nós queremos para o futuro, é pensar nas crianças de hoje, que serão os homens e mulheres do amanhã. Os jovens estão sendo formados em um mundo cheio de tecnologias e informações, mas não podem esquecer do verdadeiro sentido de ser criança e ter um espaço urbano onde possam se divertir, e incentivar a criatividade é fundamental para o seu desenvolvimento.

O projeto Lindeza, criado por Gabriela Vasconcelos, trouxe os Agentes do Brincar para Pernambuco e já capacitou 17 pessoas, que juntamente com ela, fazem “O Dia do Brincar na Rua”, em vários bairros da cidade, estimulando por meio dos jogos, a relação da criança com a cidade, resgatando costumes antigos, tradicionais, ocupando ruas com alegria e muita diversão. “O Lindeza, na verdade, é uma vontade de ver e colocar beleza nas pequenas coisas e eu acho que brincando vai bem direto a isso”, contou Gabriela.

Segundo Julye Silva, jovem que estava se divertindo no local, essas atividades são muito importantes para estimular as crianças: “Este projeto as deixa livres para se divertirem da forma que acham melhor, do jeito deles para incentivar sua criatividade. E isso que é o legal, no bairro onde eu moro tem muito espaço, mas não tem essas coisas, gostaria muito que tivesse algo assim lá” concluiu.

TEATRO
Uma campanha da Secretaria do Meio ambiente e Sustentabilidade do Recife, realizada pela turma Mangue e Tal, veio para alegrar ainda mais a última tarde do Urban Labs. Realizada por artistas da cidade e estagiários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o espetáculo infanto-juvenil mostrou a relação da cidade como polo tecnológico e a importância de cuidar do meio ambiente, da conscientização em relação à poluição dos rios, e à reciclagem do lixo.

“O espetáculo Um Sonho De Cidade, conta aquilo que nós queremos para a cidade do Recife, cada ator defende uma bandeira do meio ambiente, cuidando do verde urbano, das águas, do mangue, da biodiversidade e dos resíduos sólidos, de forma alegre e com muitas músicas”,contou Hilda Torre, atriz e diretora da peça.“Cada personagem foi inspirado em uma personalidade do Recife, como José de Castro, Dom Hélder e Chico Science, para fazer esta relação e resgatar isso para nossas crianças”,ressaltou a diretora. Várias crianças ficaram encantadas com o teatro de rua, aprendendo de maneira divertida sobre educação ambiental.